domingo, 14 de outubro de 2012

Querido Diário:








Querido Diário: Hoje eu vi você na rua, professor! Você pareceu não me reconhecer ou então não quis falar comigo. Alguns anos nos separam, é claro. Eu mudei bastante, mas não o suficiente para que não me reconhecesse. Nunca fui o seu melhor aluno e dei muito trabalho a todos da escola. Inúmeras vezes fui suspenso de suas aulas, porque me achava "o fodão", aquele que tudo podia fazer, porque nunca fui punido, à altura dos meus atos.
Sei bem o quanto você me odiou pela falta de respeito e também por incentivar a turma a provocá-lo. Apesar de ser um homem alto e bastante forte, demonstrava medo e insegurança e isso atiçava "as minhas crueldades" rsrssr... 
Queria ter-lhe pedido desculpas, mas seus passos lentos e seu olhar meio deserto, afastou a possibilidade de dirigir-me a você, para trocar algumas palavras. 
Sou um homem bem sucedido, casei, tive filhos e hoje não me canso de dizer a eles que respeitem seus professores, assim como meus pais o 
faziam. No entanto, sei que os filhos, muitas vezes, se esquecem dos ensinamentos de casa e vão para as salas de aula com o único objetivo: fazer um professor de otário.
Fui um desses alunos e me envergonho muito de ter feito o que fiz e como fiz.
Lembra o dia em que coloquei cola na sua cadeira? Quando se levantou, sua calça estava toda lambuzada e a turma ria. Você me dirigiu o olhar, e eu, como sempre, dissimulado, fingi que desenhava. Quando chegou perto de mim e disse: " Não toma jeito mesmo, né, meu filho?" Debochado, impulsivo e desrespeitoso, respondi: "Não sou seu filho!" Mais risadas. Era sempre a mesma situação. A turma ria, você jurava que iria me punir e não tomava nenhuma atitude mais séria. Aliás, eu fazia tudo para ver sua reação e, na minha ilusão de garoto metido à besta, você também me provocava, por não me punir. Enfim, eu era o gato e você o rato. Rs rsrsrs...
Meus pais nunca foram chamados à escola para saberem sobre meu comportamento. Para eles, eu era um anjo, um "anjo" que lhe roubou horas de alegria, que o deixou perplexo, diante de uma turma também perplexa e louca para ver o circo pegar fogo.
Combinávamos o que faríamos nas suas aulas, na hora do recreio. Arquitetávamos tudo para nos divertirmos. Certa vez, picamos papéis para colocá-los nas hastes do ventilador. Quando sua aula começou, uma menina disse: "Professor, pode ligar o ventilador?" Pronto: foi a maior zona!!! Por um triz a aula não foi para o brejo. Você ficou inerte, olhando para cada um de nós, de uma maneira enigmática, mas fez-nos sentir o quanto éramos idiotas... Isso já faz tanto tempo...
Não tenho mais contato com os meus colegas. Cada um seguiu seu rumo. Já esqueci até o nome da maioria. Mas jamais esquecerei o professor que, apesar de parecer inseguro, por não tomar iniciativas severas de punição, ensinou-me a ser o homem que sou hoje. Com sua conduta serena, também me mostrou que gritos ou ofensas de professores não ... Boa noite! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário